Vigilâncias Sanitária e Ambiental monitoram condições da água, alimentos e serviços no Carnaval de Salvador

Publicado em: 14/2/2024
Até este domingo (11), mais de 9,5 mil ações foram realizadas pelos órgãos
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) através da Vigilância Sanitária ( VISA) e Vigilância em Saúde Ambiental (VISAMB), que já atuam durante todo o ano fazendo o monitoramento, análise e fiscalização da qualidade da água e outros produtos na capital baiana, reforça as ações no período do Carnaval, para garantir a segurança da população, evitando assim, adoecimento e outras complicações por consumo de água imprópria ou produtos armazenados de forma incorreta, por exemplo. De quinta (8) a domingo (11), os órgãos realizaram mais de 9,5 mil ações, entre inspeções, fiscalizações e notificações.
A  VISA já participou mais de 9 mil ações de fiscalização durante os três primeiros dias oficiais da folia. A maior parte das vistorias foi em comércios informais (7334), como baianas e baianos de acarajé, ambulantes e barracas de comercialização de alimentos, seguida por camarotes (1150), comércios formais (434), incluindo bares, lanchonetes, restaurantes e transporte de gelo. Além disso, carros de apoio (98) e trios (19) também foram inspecionados.
De sexta a domingo, a VISAMB realizou 120 coletas de amostras de água nos circuitos Dodô, Osmar, Batatinha e Mestre Bimba, totalizando cerca de 720 análises de parâmetros de potabilidade da água consumida no circuito do Carnaval. Apenas quatro estabelecimentos foram notificados para correção dos padrões da qualidade da água.
A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, destaca a atuação das vigilâncias antes e durante o Carnaval “Estamos com várias equipes trabalhando com foco na educação em saúde, fizemos capacitação e treinamento dos profissionais de diversos tipos de estabelecimentos antes da folia e agora estamos aqui para dar suporte, ajustar o que for preciso e, se necessário, notificar.”
Para este ano, a VISA conta com uma estrutura de dez praticáveis distribuídos pelos circuitos, funcionando ininterruptamente durante todos os dias de Carnaval. Já a VISAMB segue monitorando a qualidade da água em camarotes, hotéis, pousadas, restaurantes, Centro de acolhimento, aprendizagem e convivência, unidades assistências dos circuitos do carnaval  e de toda rede de distribuição de água da Embasa, que abastece os circuitos até o último dia da folia momesca.

  • Compartilhe: