Visa promove capacitação para profissionais de saúde que atuarão no Carnaval

Publicado em: 22/1/2024

Os profissionais de saúde dos serviços público e privado que vão atuar no Carnaval de Salvador 2024 participaram de uma capacitação promovida pela Vigilância Sanitária (Visa) do município, na sexta-feira (19), na sede da instituição, na Avenida Vasco da Gama. A atividade encerra uma série de encontros com os segmentos envolvidos com a folia, com o objetivo de conhecer os protocolos sanitários definidos pela Prefeitura e que deverão ser executados durante a festa, além de tirar dúvidas.

O médico e instrutor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Tauá Bahia, que atua na coordenação médica de módulos assistenciais no Carnaval, falou sobre a importância da capacitação. “Todos os anos a Prefeitura lidera esse evento com múltiplas instituições envolvidas na saúde. Este momento é importante não só para que a gente tenha conhecimento pleno do processo, porque ano após ano há mudanças, mas também para que as pessoas se conheçam e saibam quem será responsável por cada atividade”, afirmou.

A coordenadora de enfermagem do grupo Vitalmed, Valéria Garcia, destacou que o evento foi enriquecedor e necessário tanto para os profissionais envolvidos na festa, como também para os foliões que serão assistidos. “É um momento oportuno para toda equipe de saúde que vai trabalhar nos eventos carnavalescos, porque as dúvidas realmente acontecem e a gente vem vivendo um desafio cada vez maior de trazer qualidade na assistência de saúde. Este é o momento de esclarecer dúvidas e para melhorar cada vez mais o serviço”, finalizou.

Balanço – Mais de mil pessoas realizaram a capacitação desde julho, quando a Visa iniciou os encontros com foco no Carnaval e demais festas populares. Algumas das categorias que participaram da atividade são trabalhadores de food trucks, baianas e baianos de acarajé e mingau, barraqueiros, serviços de balcão e indústrias de gelo.

Para esclarecimento de dúvidas aos trabalhadores que vão atuar na festa, a Vigilância Sanitária pode ser contatada das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, presencialmente na sede do órgão ou por meio dos telefones (71) 3202-1750 ou 1755.

Operação no Carnaval – No Carnaval a Vigilância Sanitária atua com dez postos nos três circuitos oficiais da festividade: Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho). Na ocasião, as atividades envolvem liberação das autorizações especiais, trabalhos educativos, atividades de fiscalização e apuração de denúncias.


  • Compartilhe: