Deputado Alex Santana e ministros desembarcam nos municípios do extremo sul da Bahia

Publicado em: 12/12/2021

Chuva torrencial atinge cidades de Itamaraju e Jucuruçu deixando milhares de desabrigados

O deputado federal, Alex Santana (PDT) solicitou reforços por parte da Câmara Federal para auxiliar diversas famílias dos municípios de Itamaraju e Jucuruçu, no extremo sul da Bahia, após fortes chuvas deixarem pessoas desabrigadas.

Os ministros da Cidadania, João Roma e o de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho junto com o deputado vão desembarcar neste domingo (12) para acompanhar de perto a situação das localidades acometidas pelas enchentes. Uma comitiva vai avaliar as reais condições no combate à fome, sede e condições de vida dos desabrigados.

Em plenário, Santana reforçou que é necessária uma resposta rápida para ajudar a população. “Tenho recebido inúmeros pedidos para que possa enviar ajuda, estradas ali sumiram ou foram prejudicadas pela força da água. Existem comunidades de difícil acesso e, com a chuva, a situação piorou, são vidas que precisam ser assistidas. A gente espera que uma resposta seja imediata com verbas para reestruturação e dignidade daquele povo”, apela.

Entenda a situação

Em Itamaraju, choveu cerca de 527mm nos primeiros 10 dias de dezembro deste ano. Nesse mesmo período de 2020, foram apenas 13mm. Na última quarta-feira (8) três pessoas da mesma família morreram soterradas e ao menos seis casas desabaram após um barranco deslizar. As vítimas estavam dentro de um dos imóveis.

A situação mais grave é registrada em Jucuruçu, onde os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram e causaram sérios transtornos, deixando famílias desabrigadas. Alguns moradores foram resgatados de uma enchente com o auxílio de um colchão inflável.

 

 

Fonte: Golden Assessoria


  • Compartilhe: