COVID-19

Gripário Santo Inácio acolhe cerca de 600 pacientes em três dias de funcionamento

Publicado em: 25/1/2022

Mais de 400 exames para detecção da Covid-19 foram realizados

O gripário instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Inácio implantado pela Prefeitura de Salvador contabilizou aproximadamente 600 pacientes em três dias de funcionamento. Esse é o quarto equipamento colocado em funcionamento para reforçar a rede de urgência e emergência da capital.

Cerca de 90% dos pacientes que procuraram os serviços apresentavam sintomas gripais. As unidades também realizaram testes rápidos para covid-19.

O gripário, administrado pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (FABAMED), volta a funcionar com toda a capacidade. O local estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, com 12 leitos, sendo dois de estabilização para acolhimento de pacientes em estado mais grave das síndromes gripais como H1N1, H3N2, Covid, Influenza e outros vírus.

No total, cerca de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores. Gripario terá a capacidade de atender cerca de 300 pessoas por dia.

“Temos equipes qualificadas e com a expertise na prestação da assistência em unidades com esse perfil. Nosso foco é garantir um atendimento de qualidade, sempre baseado na humanização e segurança para o paciente”, explicou José Saturnino Rodrigues, presidente da FABAMED.

Finais de semana

Apesar da alta procura contabilizada nas últimas semanas, em virtude das infecções por H3N2 e Ômicron, os gripários registram uma queda em cerca de 60% nos atendimentos aos finais de semana. “O esforço da Prefeitura em inaugurar mais locais de acolhimento desafogou os leitos por procura, além disso, é notória a diminuição de circulação de pacientes em unidades de urgência no período de folga de fim de semana”, explica Elmar Dourado, coordenador médico da FABAMED.

 

 

Fonte: Golden Assessoria


  • Compartilhe: