ECONOMIA

Safra de cana-de-açúcar melhora com crescimento da área em produção

Publicado em: 03/5/2022

O setor tem ganhado força e apresenta boas projeções

Na contramão da tendência nacional, estima-se expansão de 7% em relação ao ciclo anterior para a área plantada de cana-de-açúcar na Bahia, devido tanto à retomada de áreas abandonadas na última safra por problemas climáticos quanto à incorporação de outras antes frutíferas ou dedicadas a pastagens. É o que aponta o 1º levantamento da safra de cana-de-açúcar 2022/23, divulgado nesta quarta-feira (27) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A safra está em andamento, com início da colheita em abril. O setor sucroenergético baiano vem ganhando força, e a perspectiva para essa temporada é de aumento na área em produção, justamente pela entrada de uma nova unidade produtiva. A produção baiana é tradicionalmente mais alcooleira, destinando geralmente cerca de 80% da produção de cana para produção de combustível.

A estimativa inicial é de quase 61 mil hectares destinados à produção no estado, devendo alcançar, aproximadamente, 5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar colhidas. Espera-se produtividade média levemente superior à temporada passada, beneficiada pela boa quantidade de chuva do primeiro trimestre de 2022 e pelo prognóstico otimista sobre os níveis de precipitação do próximo trimestre.

As estimativas do manejo agrícola registram que cerca de 30% das lavouras são irrigadas (pivô central, gotejamento e inundação), estando localizadas no bioma da Caatinga e os outros 70% estão sob manejo de sequeiro, localizadas em bioma de Mata Atlântica.

A fase de desenvolvimento da cultura considerada abrange o período de maio de 2021 a março de 2022, e a de colheita, o período de abril a dezembro de 2022.

Os dados do 1° Levantamento da Safra 2022/2023 de cana-de-açúcar, as condições de mercado e o quadro de oferta do açúcar e etanol podem ser acessados no Boletim de Safra da Cana-de-Açúcar.

 

 

Fonte: Conab


  • Compartilhe: