ECONOMIA

BAHIA: produção de milho deve aumentar 26%

Publicado em: 18/5/2022

A estimativa leva em conta a safra anterior

No centro-sul da Bahia a colheita de milho já está finalizada. Espera-se uma produção total do grão no estado de 3,4 milhões de toneladas, sendo a primeira safra mais significativa: responsável por 2,23 milhões de toneladas. Os dados são do 8° boletim da safra de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na última quinta-feira (12).

A produtividade da cultura deve fechar o ciclo em patamar bem superior à temporada passada, com boa qualidade dos grãos colhidos. Neste exercício 2021/22, devem ser destinados um total de 843,8 mil hectares para a cultura – aumento de 11,9% em relação a 2020/21.

No caso do milho de segunda safra, o destaque fica por conta do oeste baiano. No local, o plantio já foi finalizado nas áreas em que há alternância de culturas com a soja. O milho foi favorecido pela redução das chuvas e aumento da insolação, com o armazenamento hídrico do solo adequado para a germinação e desenvolvimento das lavouras.

Por fim, para o milho de terceira safra, observa-se que a adoção de um pacote altamente tecnológico, associada ao plantio em áreas irrigadas, pode proporcionar rendimentos recordes para a região. As áreas estão em fase de preparação para o plantio com expectativa de produção de 969,9 mil toneladas – variação positiva de 69,7% em relação ao ciclo anterior.

 

 

Fonte: Conab


  • Compartilhe: