Notícias

LEM: casos de Dengue aumentam e preocupam a população

Publicado em: 21/3/2019

wikipediaUm dos municípios mais ricos do Oeste, enfrenta um surto alarmante da doença.

O número de casos de Dengue, no município de Luís Eduardo Magalhães, oficialmente confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o início de março, passam de 300, com 6 mortes registradas.

De acordo com dados da Sesab, o município é um dos que mais tiveram a incidência da doença no interior do estado.

Na Bahia, até a primeira quinzena de março, foram constatados 5.871 casos de Dengue, em 158 municípios. A análise confirma ainda 277 casos de Chikungunya e 168 de Zika; todas as doenças têm em comum o mosquito Aedes aegypti como transmissor. Os números mostram um aumento de 322% nas notificações de Dengue em comparação ao mesmo período de 2018.

Em janeiro, a Sesab, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), emitiu alerta orientando os municípios sobre o crescimento no número de casos para que as prefeituras atuassem com medidas de prevenção, controle e monitoramento.

Os sintomas causados pela epidemia de Dengue em Luís Eduardo Magalhães provocaram uma superlotação nas unidades de saúde, e a demora no atendimento gerou a insatisfação de algumas pessoas.

A prefeitura não se pronunciou sobre o assunto e possíveis ações efetivas adotadas pela gestão para minimizar os impactos.


  • Compartilhe: