BRASIL

Repasse do Piso da Enfermagem será feito até 21 de agosto, garante ministério

Publicado em: 11/8/2023

O pagamento será dividido em nove parcelas ao longo de 2023 e incluirá o 13º salário

O Ministério da Saúde informou que o primeiro repasse do auxílio complementar da União para o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem a estados e municípios está programado para ocorrer até o dia 21 e estabeleceu o cronograma em um acordo com os entes federativos.

Os profissionais ligados ao Ministério da Saúde já receberam três parcelas complementares, e o governo federal alocou R$ 7,3 bilhões para garantir o pagamento do piso da enfermagem para todos os profissionais da categoria.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, juntamente com representantes do Governo Federal, estados, municípios e entidades ligadas ao tema, definiram o calendário de repasses em uma reunião. Esse início de repasse foi viabilizado após um levantamento de dados dos profissionais da enfermagem, permitindo um cálculo mais preciso dos valores a serem repassados a cada ente federativo.

O pagamento será dividido em nove parcelas ao longo de 2023 e incluirá o 13º salário. O Ministério da Saúde seguirá essa programação para o pagamento das parcelas até dezembro. O governo reforça seu compromisso em implementar o piso da enfermagem para profissionais federais, estaduais e municipais, incluindo aqueles que trabalham em estabelecimentos atendendo pelo menos 60% dos pacientes pelo SUS. A metodologia de repasse será supervisionada por um grupo de trabalho envolvendo diversas pastas governamentais.


  • Compartilhe: