CAPITAL DA SAÚDE: Salvador e PNUD firmam parceria para melhoria dos serviços prestados aos usuários do SUS

Publicado em: 22/2/2024

 

Com prazo de quatro anos, projeto visa melhorar o atendimento em saúde para a população soteropolitana, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade e demais aspectos sociais, com eficiência de gestão e economia

A Prefeitura de Salvador segue avançando na gestão e qualificação da saúde. Nessa direção, mais um passo importante foi dado nesta quarta-feira (21), com a assinatura do Termo de Cooperação com o Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) para fortalecimento do sistema de saúde da capital baiana, em benefício da população usuária do SUS, incluindo o mapeamento do cuidado em saúde, melhoria dos serviços especializados e da gestão de recursos.

O compromisso foi firmado na Casa ONU Brasil, em Brasília-DF, com prazo de quatro anos, beneficiando principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e espacial. Para tanto, serão estabelecidas estratégias focadas na melhor gestão dos serviços especializados, por meio da identificação de experiências de outros municípios em regulação de serviços de média e alta complexidade; bem como desenvolvidos protocolos clínicos e operacionais para a organização desses serviços e seu monitoramento. Já para uma melhor gestão orçamentária, será implementado um Núcleo de Economia da Saúde.

Na ocasião, a vice-prefeita da capital baiana, e titular da SMS, Ana Paula Matos, destacou que “ofertar uma assistência humanizada e cada vez mais qualificada é uma missão permanente da SMS, e este é mais um passo nessa direção, uma vez que a parceria permitirá entender melhor a situação da saúde no território e construir uma gestão baseada em evidências, com administração adequada, resolutiva e eficaz. Isso envolve planejamento e execução de estratégias de diferentes setores, inclusive orçamentário. Nosso foco é fortalecer Salvador como Capital da Saúde, com eficiência em gestão, economia e aplicabilidade”.

A gestora elencou os pontos de qualificação e trabalho a serem melhorados a partir da experiência de parceria com o PNUD. “Na sustentabilidade e resiliência do sistema local de saúde, por exemplo, no avanço da gestão orçamentária e financeira; bem como pela qualificação do acesso aos serviços básicos e especializados; maior foco nas iniciativas de promoção dos direitos humanos, além de possibilitar ferramentas para o progresso da igualdade de gênero e a autonomia das mulheres que necessitam dos serviços de saúde”, citou.

Durante a assinatura, o representante-residente do PNUD no Brasil, Claudio Providas, falou sobre as atividades da organização. “Trabalhamos com muitos parceiros no nível local e 18 ministérios no âmbito federal. Mas é no nível local onde temos resultados concretos, é nas cidades em que a distância com os nossos clientes, a população brasileira, se encurta”, destacou.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura, a vice-prefeita e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos; a assessora de articulação institucional, Zaida Melo; o assessor técnico da pasta, Felipe Fagundes. Além do representante-residente do organismo internacional PNUD, Claudio Providas; Leonel Leal Neto, representante do escritório de projetos do PNUD em Salvador; e Alda Alves, representante da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.


  • Compartilhe: