Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy realiza ação educativa sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicado em: 20/3/2024

Iniciativa faz parte do programa de humanização elaborado pela Fabamed, instituição que administra a unidade de saúde e é referência na área

O aumento dos casos de dengue no Brasil acendeu um sinal de alerta na rede de saúde pública em todo o país. Por isso, com foco através da orientação, o 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, situado no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, está realizando uma série de iniciativas em conjunto com os seus pacientes.

Intitulado “Fazendo a nossa parte, somos imbatíveis”, a ação tem como objetivo informar, de maneira educativa, sobre como se pode combater o alastramento do mosquito Aedes aegypti, que também transmite febre amarela, zika vírus e chikungunya.

A exemplo disso, na última sexta-feira (15), as dependências da unidade se transformaram em verdadeiras salas de aula sobre o tema. Profissionais de saúde que atuam no Centro prepararam um conteúdo especial para os usuários, que estavam aguardando consultas e exames, e explicaram sobre os métodos de prevenção e combate a estes agravos.

Segundo a administradora do Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, Zorilmar Teixeira, o ato foi feito de forma coletiva entre todos os funcionários, com o objetivo de trazer um conhecimento mais amplo sobre o cuidado, principalmente ao se tratar das condições dos imóveis em relação aos focos de água parada.

“A iniciativa trouxe tom de descontração entre funcionários e pacientes, e gerou uma dinâmica fácil de se entender e de, consequentemente, pôr em prática em casa para eliminar a possibilidade de haver concentrações do Aedes aegypti. O trabalho de conscientização também busca pelo compartilhamento, ou seja, que estes usuários falem com parentes e vizinhos sobre o cuidado preventivo”, explica Zorilmar.

Ações como essa fazem parte do programa de humanização estabelecido pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão (Fabamed), que administra o 16º Centro de Saúde. Um dos principais objetivos da instituição é realizar o trabalho de maneira interligada com os seus pacientes, criando maior proximidade e ampliação da atividade de bem-estar para a comunidade atendida.


  • Compartilhe: