ESPECIAL

IBOTIRAMA: Dr. Laércio Santana viabiliza crescimento da agricultura familiar no município

Publicado em: 08/3/2023

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são programas que visam estabelecer uma política de segurança alimentar, incentivando a agricultura familiar.

Políticas Públicas
O PAA é destinado à aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, para abastecer os programas sociais governamentais. Por sua vez, o PNAE incentiva a aquisição de alimentos produzidos pelo setor agrícola familiar para a alimentação escolar.

Competitividade
O prefeito Laércio Santana tem investido na otimização desse setor, por meio de diversas ações, como a capacitação das famílias agricultoras, para que possam se tornar eficientes produtores e competitivos no mercado, além de estimular o comércio desses gêneros no mercado.

“Realizamos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ibotirama e em parceria com importantes órgãos regionais e nacionais, o Seminário Banco de Alimentos. Ampliamos as discussões em torno dos caminhos para maiores incentivos a agricultura familiar do nosso município, voltando o olhar para a implementação da Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAF) que atuará na captação e distribuição de alimentos do PAA, PNAE e outros programas. Estamos avançando, fortalecendo e incentivando nosso povo a crescer, cada dia mais”, enfatizou o prefeito.

Cooperativismo
Dr. Laércio também vem articulando formas de incentivar a agricultura familiar, com a formação e regularização de associações e cooperativas que ajudem os agricultores a vender seus produtos e ter acesso a linhas de crédito para investimentos.

Infraestrutura rural
Outro fator fundamental para o crescimento da agricultura familiar são os investimentos na infraestrutura rural para melhorar o acesso dos agricultores à água, agricultura irrigada e práticas de cultivo mais sustentáveis, por meio do acompanhamento técnico, além da manutenção das estradas vicinais para o escoamento da produção.


  • Compartilhe: