ESPECIAL

Propriedades nutricionais de méis da Caatinga se destacam em evento internacional

Publicado em: 28/9/2023

Méis de aroeira e silvestre, da Caatinga, da Coopamesf surpreenderam participantes de evento de nutrição

Pesquisa realizada em parceria entre o VP Centro de Nutrição Funcional e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) avaliou a composição nutricional de diferentes variedades de méis da Caatinga e de produtos do Semiárido baiano.

Os resultados surpreenderam profissionais da área da saúde em eventos internacionais. A pesquisa quantificou vitaminas, minerais, compostos fenólicos totais e probióticos nos méis de aroeira e silvestre da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), além do licuri da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes).

Os méis demonstraram ser ricos em nutrientes, incluindo niacina, piridoxina, cálcio, magnésio e compostos fenólicos, surpreendendo os pesquisadores e profissionais da área. O mel da Caatinga também apresentou benefícios para o sistema imunológico. Além disso, o licuri demonstrou menor teor de carboidratos, maior quantidade de proteínas em comparação com a macadâmia e maior quantidade de fibras em comparação com a castanha de caju, juntamente com níveis superiores de ferro, vitamina C e vitamina E.

Os resultados ressaltam o potencial nutricional desses produtos da agricultura familiar da Bahia.


  • Compartilhe: