ESPECIAL

SIM agrega qualidade e expande mercado da agricultura familiar

Publicado em: 07/4/2023

A Bahia possui atualmente 80% dos municípios baianos atendidos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O serviço público, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) SIM, já permitiu a formalização de 106 agroindústrias e a certificação de 610 produtos. Para este ano de 2023, está prevista a certificação de mais 69 agroindústrias.

Com o SIM, os produtos podem ser comercializados para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), para o mercado privado, rede varejista, de forma mais rápida e segura. A estratégia foi adotada para acelerar o processo de comercialização e promover o desenvolvimento econômico dos municípios.

Além do aumento da produção e confiabilidade, os produtos ganham novos mercados, impulsionando a geração de empregos nas localidades.

A CAR vem investindo intensamente na agroindustrialização de produtos da agricultura familiar. São mais de 440 agroindústrias sendo construídas ou reformadas e que estarão em funcionamento até o final de 2023. Em 2015, foi iniciada a expansão do SIM e, hoje, são 335 municípios com o serviço e 22 consórcios conveniados.

O SIM
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizado em parceria com os Consórcios Públicos e prefeituras municipais, é responsável pela inspeção, fiscalização industrial e sanitária, para a certificação que fortalece o processo de comercialização dos produtos de origem animal, como carne, leite, ovos, mel e pescados, com valor agregado e de acordo com as normas exigidas.


  • Compartilhe: