Salvador

Programa Saúde nos Bairros completa um ano com cerca de 1 milhão de procedimentos realizados

Publicado em: 15/4/2024

Há um ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador deu início ao programa que segue sendo um divisor de águas na assistência e cuidados aos soteropolitanos. O promissor Saúde nos Bairros, idealizado pela atual gestora da pasta e vice-prefeita Ana Paula Matos, já garantiu cerca de 1 milhão de procedimentos aos soteropolitanos, e ainda melhor, com atendimento mais perto das suas residências.

A iniciativa segue proporcionando qualidade de vida aos usuários do SUS com a oferta de exames e consultas realizados em unidades móveis, que contam com uma estrutura completa de equipamentos e profissionais capacitados. São oferecidos serviços da atenção básica e especializada, atendimentos pediátricos e odontológicos, vacinação, encaminhamento para realização de cirurgias eletivas e marcação externa para exames, entre outros.

Ana Paula Matos comemora o resultado do programa. “Há um ano colocamos em prática um projeto que enchia nosso coração de esperança e boas perspectivas. Estávamos em pós pandemia e necessitávamos de uma resolutividade para as demandas que ficaram reprimidas devido a Covid. O Saúde nos Bairros chegou para garantir resolutividade. Pensamos, para além de ofertar os serviços, facilitar o acesso da população. Firmamos importantes parcerias para através de estruturas itinerantes percorrer todos os distritos sanitários. Completar um ano chegando a1 milhão procedimentos ofertados é uma felicidade imensa, pois sabemos o quanto é importante facilitar acesso a um serviço tão essencial de cuidado com a saúde”, declara a gestora.

Iniciado no dia 14 de abril de 2023 na localidade do Bosque das Bromélias, a iniciativa já percorreu 48 bairros: Bosque das Bromélias; Jardim das Margaridas; Tororó; Calabetão; Bom Juá; Cajazeiras; Fazenda Coutos 2; Nordeste de Amaralina; Valéria; Dom Avelar; Alto da Terezinha; Campinas de Brotas; Massaranduba; Pau Miúdo; Vale das Muriçocas; Boca do Rio; Cabula; Itapuã; Tancredo Neves; Bairro da Paz; Ilha Amarela; Trobogy; Largo de Roma; São Caetano; Garcia; Novo Horizonte; São Tomé de Paripe; Campinas de Pirajá; Sete Portas; Imbuí; Cajazeiras VI; Lapinha; Lagoa da Paixão; Saramandaia; Coração de Maria; Vista Alegre; Castelo Branco; Monte Serrat; Engenho Velho de Brotas; Fazenda Grande 3; Curralinho; Guerreira Zeferina; Pirajá; Mussurunga I; Centenário; Santa Mônica; Nazaré. De acordo com a coordenadora técnica do Programa, Daniela Alcântara, o Saúde nos Bairros também vem possibilitando identificar junto aos usuários as suas reais demandas e as lacunas em seus territórios. “A estratégia acaba gerando dados importantes e tendo grande contribuição para as propostas de ampliação da rede assistencial do município, respeitando as características de cada localidade. As equipes estão motivadas, atentas e conscientes quanto à importância do atendimento resolutivo e da escuta qualificada e, certamente, isso tem grande contribuição no êxito do programa”, explica.

Ampliação das estruturas para atendimento

Para garantir o acesso facilitado aos serviços, neste mês de abril a SMS ampliou para 03 estruturas atendendo simultaneamente em três bairros populosos. Dentre os serviços mais procurados nestes doze meses destacam-se consultas médicas em atenção especializadas, eletrocardiograma; ultrassonografia de abdome, ultrassonografia de mama bilateral e mamografia para rastreamento. São diversos serviços ofertados, do mais simples ao mais complexo; vacinação, exames laboratoriais, de consultas a exames especializados, além de realização de encaminhamentos para cirurgias eletivas em caso de necessidade.


  • Compartilhe: