SAÚDE

Workshop orienta produtores de sorvetes e picolés sobre boas práticas de fabricação

Publicado em: 15/4/2024

Os produtores de sorvetes e picolés de Salvador participaram, nesta sexta-feira (12), da Reunião Técnica Sobre as Regras Sanitárias Para a Fabricação de Gelatos Comestíveis, promovida pela Diretoria de Vigilância da Saúde (Dvis), através da Vigilância Sanitária (Visa). A capacitação, ocorrida na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no Comércio, teve o objetivo de orientar os profissionais sobre o cumprimento das regras sanitárias de segurança alimentar, embalagem e rotulagem dos produtos.

A palestra abordou as principais irregularidades sanitárias encontradas nas inspeções da Visa. Na ocasião, foram apresentados aos responsáveis técnicos e legais destas empresas os resultados dos laudos de análise laboratorial dos produtos coletados, além de detalhes da legislação de referência utilizada pra gelados comestíveis e os procedimentos higiênicos adequados para o uso de equipamentos, dentre outros temas.

A subcoordenadora de Alimentos, Processos e Licenciamento Sanitário da Visa, Gilmara Sodré, reforçou a importância desses encontros educativos para a garantia de uma produção segura e um produto de qualidade para o consumidor. “É uma forma de esclarecer sobre nosso trabalho e como nossas equipes estão constituídas nos 12 distritos da cidade. É importante ouvir quem está na indústria e esclarecer suas dúvidas, além de discutir sobre as exigências legais e o próprio controle. Nós ensinamos para depois implementar as ações mais coercitivas, que fazem parte do projeto como um todo”, esclarece.

A fiscal de controle sanitário, Emanuela Pimenta, que também é chefe do setor de vigilância e monitoração e educação de alimentos e profissional e ministrou a palestra, revelou que esta é a primeira orientação voltada para o ramo de gelatos. “Decidimos realizar esta reunião para fornecer as regras sanitárias corretas e higiênicas para a manipulação de alimentos, de forma que as pessoas da indústria possam perceber e corrigir as próprias deficiências ocorridas no processo”, ressaltou.

Ana Chamusca, RT da Pacollini, compartilhou sua perspectiva do encontro. “Achei muito importante para firmar mais a parceria da fiscalização com área de nutrição. Foi uma manhã esclarecedora, para deixar claro como é importante segurança alimentar na atuação dentro da unidade”.

Monique Marques, nutricionista na San Paolo, completou: “É sempre bom reforçar todos os cuidados que nós temos que ter durante toda a produção, manipulação e armazenamento dos gelados comestíveis”. Os participantes receberam certificação ao final da palestra.


  • Compartilhe: