MUNICÍPIOS

UPB alerta para o avanço da seca na Bahia e cobra ação da União

Publicado em: 22/10/2023

A União dos Municípios da Bahia (UPB) está alerta devido ao agravamento da seca no estado. Em uma reunião entre o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes, a preocupação com 58 municípios em situação de emergência devido à estiagem, decretados no Sistema Nacional de Defesa Civil, foi abordada.

O programa de operação carro-pipa do Governo Federal é crucial para ajudar a população do semiárido, mas a redução das ações do programa está causando apreensão entre gestores e parlamentares.

Os municípios estão enfrentando uma crise financeira severa e não têm recursos para custear sozinhos a contratação de carros-pipa. A UPB está trabalhando junto à Bancada Federal da Bahia para garantir mais recursos no Orçamento da União para apoiar essas ações nos municípios.

O presidente da Alba reconhece que os prefeitos estão sobrecarregados com a situação e defende uma ação conjunta e suprapartidária para ajudar a população afetada pela seca. O presidente da UPB estará em Brasília na próxima semana para discutir a situação com os legisladores baianos e para protocolar ofícios nos ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa visando ampliar a operação de distribuição de água nas regiões do semiárido baiano.

 

 

Com informações da UPB
Ilustração: freepik


  • Compartilhe: