SAÚDE

Campanha do Outubro Rosa inicia atendimentos na Bahia

Publicado em: 02/10/2023

O Governo do Estado da Bahia, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), iniciou a Campanha do Outubro Rosa com a oferta de mais de 20 mil mamografias e 2,7 mil consultas com ginecologistas e mastologistas.

Os atendimentos começaram no domingo (1º) em unidades móveis estacionadas no Largo de Roma, Salvador. Os agendamentos foram realizados previamente através do site http://outubrorosa.saude.ba.gov.br e podem ser feitos até o dia 4 de novembro. Até o momento, mais de 5.775 mamografias e 989 consultas foram agendadas.

Os requisitos incluem não ter feito a mamografia nos últimos seis meses, não ter passado por cirurgia na mama e ter entre 40 e 69 anos. No dia do exame, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência, não sendo necessário ter uma requisição médica para a mamografia.

Em Salvador, as unidades móveis funcionarão de segunda a sábado, das 7h às 18h, exceto nos feriados de 12 de outubro e 2 de novembro. Durante o mês de outubro, serão oferecidas mais de 2.700 consultas, 2.502 no Hospital da Mulher e 240 no Centro Estadual de Oncologia (Cican), ambos em Salvador. O Hospital da Mulher realizará 1.755 atendimentos de ginecologia pelo sistema Lista Única, além de 747 consultas com mastologistas, agendadas pelo site. O Cican também oferecerá consultas especializadas com mastologistas, totalizando 240 avaliações nos dias 7 e 21 de outubro, bem como 160 vagas para mamografias agendadas pelo site.

Além disso, as Policlínicas Regionais de Saúde em diversos municípios da Bahia e os hospitais estaduais em Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi também oferecerão exames de mamografia e ações educativas como parte das atividades do Outubro Rosa.

 

 

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

 


  • Compartilhe: